Páginas

segunda-feira

Minha cabeça não está muito boa

Tem vezes que ela diz: "Minha cabeça não está boa".
Quando eu era criança não entendia por que minha mãe tinha escolhido trabalhar num hospital psiquiátrico. Ela relatava algumas coisas. Que os choques elétricos eram horríveis. Que teve um acidente de trabalho por estar sozinha numa clínica e ser agredida pelas pacientes até ficar desacordada. Que era preciso esconder o álcool de limpeza para os pacientes alcoolistas não beberem.
Mas uma das coisas que mais me impressionava era o fato dela ter que dar banho e limpar o cocô dos pacientes.
Havia um profundo amor naquilo que ela fazia: cuidar dos outros. Cuidar de gente desconhecida.
Esse amor ao cuidado ficou registrado em mim num lugar fora da lógica.
Nem sempre eu sou a cuidadora que ela foi. Mas tento.
Nem sempre minha cabeça está boa, mãe.

#DiaNacionaldeLutaAntimanicomial #ManicomiosNuncaMais #18deMaio


Nenhum comentário: